olha ai a dona do blog!!!linda!!!

olha ai a dona do blog!!!linda!!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

HISTÓRIA DA CIDADE DE JI-PARANÁ


      Em torno da casa de Rondon o povoado evoluiu. A partir de 1968, milhares de imigrantes vindos principalmente do Sul, liberados pelo uso da crescente mecanização na lavoura, chegaram á região. A terra farta os atraiu. O IBRA, atual INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, disciplinou a posse. Distribuiu lotes que não ultrapassam cem hectares cada um, medida considerada ideal pelos técnicos para a formação de pequenas propriedades. E a colonizadora responsável pela ocupação do solo ordenou o assentamento. Ji-Paraná conta com aproximadamente 130 mil habitantes vindos de todos os estados descendentes de antigos seringueiros, garimpeiros e índios. 
A qualquer hora do dia pode-se encontrar pequenos grupos de silvícolas andando pela ruas. Porque as aldeias ficam bastante próximo da cidade. Aqui, vale apontar uma curiosidade: o município abrange uma área de quase 8 mil quilômetros quadrados. Desse total, mais de 30 por cento destinam –se à Reserva Biológica de Jaru. E um pouco menos que esse índice pertence á reserva indígena. Isso significa que mais da metade do município deve ser preservado. Em benefício da Natureza. Para a manutenção da família indígena. Além disso o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis vigia para não se realizem desmatamento. O agricultor recebe orientação para plantar apenas em áreas desmatadas.
        Apesar das dificuldades, a cidade cresce. Ela busca sua riqueza na exploração de madeiras nativas, como cerejeira, o mogno, o angelim, o ipê. Também na coleta de borracha e da castanha do pará.. A madeira farta facilita o surgimento da indústria moveleira para atender o mercado brasileiro. Na agricultura, predomina o plantio de arroz, feijão e milho. Em menor escala, café e cacau. Quando a produtividade do solo diminui, transformam-no em pastagens. Grandes fazendas criam de preferência o gado de corte. Aliás , o clima tropical, quente e úmido, com uma temperatura média anual em torno de 28 graus centígrados, favorece essa prática econômica. A riqueza manifesta-se ainda em um comércio bem desenvolvido. Em torno de 1.8 mil estabelecimento comerciais e industriais atendem praticamente a todas as necessidades dos habitantes da região. É comum encontrar pequenas empresas cujas placas a origem dos proprietários “Serralheria Paraná”, Elétrica Goiás”, Na área educacional os jovens encontram ensino para todos os níveis. Do primeiro ao terceiro graus. Merecem destaque as escolas rurais, de primeiro grau, por sinal , muito bem conservadas. 


Significado do Nome
Ji-Paraná quer dizer “rio-machado”.
Aniversário da Cidade
11 de Outubro.
 CARACTERÍSTICAS
Clima
Tropical, quente e úmido
Temperatura Média
24ºC
 COMO CHEGAR
Localização
Município da Região Leste do Estado de Rondônia
Limites
Ao Norte: Vale do Anari, ao Sul: Presidente Médici e Ministro Andreazza, a  Leste: Estado do Mato Grosso, a Oeste: Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Theobroma, Urupá e Teixeirópolis.
Acesso Rodoviário
Partindo de Porto Velho: BR- 364 ( Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira )
Distâncias
373 km da Capital.
 TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Prédio do Museu das Comunicações
Construção de 1912, deita pelo Marechal Rondon, serviu de base para a primeira estação teleférica. Posteriormente sediu os Correios e Telégrafos e, em 1985, foi restaurado para abrigar o Museu das Comunicaçoes.
Localização: Av. Marechal Rondon
Igreja de São Sebastião
Localização: Rua das Pedras, 299, Jardim
Igreja de São José
Localização: Rua Maringá, 749, Nova Brasília
Catedral Diocesana São João Bosco
Localização: Av. Marechal Rondon, 400, s. 01, Centro
Museu das Comunicações
Abriga a Galeria com a História do Município de Ji- Paraná.
Acervo: Instrumentos, Telégrafos utilizados por Ronron, correspondências expedidas e recebidas durante sua passagem pela região.
Localização: Av. Marechal Rondon c/ Travessa da Discórdia, Centro
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9:00h às 17:00h.
Casa do Artesão
Espaço cultural que promove exposições, cursos, oficinas em todos os gêneros de artes.
Teatro Municipal Dominguinhos
Teatro com capacidade para 280 espectadores.
Localização: Avenida Marechal Rondon, 295, Centro.
  

Um comentário:

  1. Ta faltando muitos pontos turísticos dessa cidade maravilhosa!!!! em HISTÓRIA DA CIDADE DE JI-PARANÁ...

    ResponderExcluir